Os números no dia a dia com o jornal da manhã

AUTORA
Professora Janete Soares Machado, 4º ano A

Os alunos da turma do quarto ano A descobriram nesta aula o quanto a matemática está incluída no corpo de uma edição de jornal. Para que compreendessem melhor a composição de números, leitura e escrita dos mesmos, foi realizada a atividade sobre informações primordiais que são utilizadas diariamente pelos editores da notícia, de uma reportagem ou de anúncios.

Observaram e destacaram no jornal variadas formas de contextualizar os números no dia a dia, demonstrando que o cotidiano prático da matemática é amplo nos termos de um tipo de texto como o texto jornalístico.

Além de destacar os números, desenvolveram a atividade de escrita e leitura desses números que de algum jeito são escritos e lidos diferentemente do que aprendem regularmente. Um exemplo foi a escrita de 18,3 mil que os alunos queriam descobrir e discutiram como ler.

Observaram as datas nos exemplares, questionaram valores de alimentos nos anúncios e distinguiram várias informações referentes ao contexto trabalhado, seguindo a Competência da Responsabilidade e cidadania em princípio fundamental aqui.

Posso concluir que o trabalho com o jornal em mãos foi bem produtivo e rendeu a curiosidade de outras fontes de conhecimento que ainda irei explorar, mas que já iluminou os olhares dos alunos.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E o outono chegou! Mas o que acontece nessa estação do ano?

Sistema solar e seus mistérios