E o outono chegou! Mas o que acontece nessa estação do ano?

AUTORA
Professora Janete Soares Machado, 4º ano A

A turma do 4º ano A da Escola Municipal da Vila do Rosário de Castro realizou atividades relacionadas aos movimentos da Terra e sobre como se iniciam as estações do ano respondendo à pergunta acima. Dentro dos componentes curriculares de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática, na temática da videoaula 61 sobre o outono e suas características, as crianças puderam relacionar ao seu dia a dia. Na área das Competências Gerais da BNCC, exploramos Cultura digital, Conhecimento, Comunicação, Pensamento científico, crítico e criativo, além de Repertório cultural.

Após assistir a videoaula produziram pequenos textos, vídeos e falas sobre o tema proposto. Entenderam o que é equinócio e o que é solstício, apesar de serem palavras diferentes de seu contexto, encontraram significado dos termos, melhorando seu vocabulário. A proposta desenvolvida dentro de sala de aula trouxe a reflexão sobre as medidas de tempo, como o calendário, dias e noites e a relação com as estações do ano.

Adoraram a música clássica do outono e pintaram desenhos para identificar cada fase de uma árvore em cada estação. Contribuir com o aprendizado gera uma forma de interação com o conhecimento despertando curiosidade e instigando a pesquisa.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema solar e seus mistérios

Os números no dia a dia com o jornal da manhã