Eleição de representante escolar da turma do 5º ano A mobiliza a escola da Vila do Rosário

AUTORA
Professora Janete Soares Machado, 5º ano A

Após as videoaulas sobre cargos eletivos, um dos alunos perguntou se era possível fazer uma eleição na escola. A turma do 5º ano A, então, foi mobilizada a refletir sobre a cidadania e como pode exercer seu direito a votar em um representante que apresenta as suas propostas para melhoria do espaço escolar.

Desta forma, alguns alunos se pré candidataram ao cargo de representante escolar dos alunos que poderá participar da execução das propostas com a gestão da escola, bem como houve a organização de Junta eleitoral para acompanhar a eleição de modo que houvesse ética entre os candidatos.

Após a apresentação das propostas à Junta Eleitoral( alunos que representam o TRE), saíram da seleção 3 candidatos que fizeram campanha eleitoral nas turmas e corpo a corpo com estudantes de 1º a 5º ano e Classe Especial. Foram recebidos nas salas de aula para que apresentassem suas ideias e pela equipe gestora. Também entregaram santinhos e fizeram cartaz para mobilizar os eleitores.

O representante foi escolhido através de eleição realizada com cédula eleitoral e votação individual de alunos de primeiro a quinto ano, Classe especial e funcionários da escola. Agora, o mesmo , irá representar o grupo de alunos para acompanhar as melhorias da escola.

Toda a forma da campanha eleitoral e da votação foi como um experimento para que os alunos pudessem sentir e conhecer o que é política e o que se pode fazer quando eleito para um cargo.

A motivação dos alunos provou que a compreensão do assunto foi realizada com sucesso.

Quando efetivamente propomos algo aos alunos construímos soluções para o futuro. Hoje foi uma espécie de brincar de política, mas no futuro podemos vê-los proporcionando para nós um novo caminhar, a construção de caráter, de cidadão ético, capaz de transformar o mundo de maneira correta. Isso é o sonho de todo professor...

https://emvrquintoanoa.blogspot.com/2022/10/eleicao-de-representante-escolar-da.html





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E o outono chegou! Mas o que acontece nessa estação do ano?

Sistema solar e seus mistérios

Os números no dia a dia com o jornal da manhã