Descobridores de Lendas

AUTORA
Professora Janete Soares Machado, 5º ano

Para trabalhar a diversidade cultural e o patrimônio histórico cultural imaterial com a turma do 5º ano A foram realizadas pesquisas no Google utilizando tablets e celulares. A turma foi dividida em grupos e cada grupo selecionou uma região do Brasil. 

Dentro das pesquisas selecionaram uma lenda ou causo inédito , ou seja, que não conheciam. A partir de então realizaram a construção da escrita utilizando os textos da internet e também seus próprios conhecimentos. As pesquisas tiveram ainda a integração sobre o estado do Paraná e sobre a cidade de Castro, destacando a importância de se conhecer o passado para respeitar o presente. Em suas pesquisas, cada grupo trabalhou três lendas e causos. Após construíram desenhos sobre o material pesquisado. Foram feitos áudios através do celular e do aplicativo Anchor, onde as crianças leram para ser incluído no trabalho de padlet. Selecionaram os textos e digitaram na plataforma do padlet, onde foram adicionados também seus desenhos. construíram ainda um cartaz que está exposto na escola para os colegas e para comunidade escolar. A participação efetiva das crianças foi percebida no momento em que cooperaram em todas as atividades com entusiasmo, percebendo a riqueza da história do nosso país, estado e cidade.

Descobriram muito além das Lendas e Causos, encontraram pedaços da sua história como a construção de um quebra-cabeça, demos o nome do Padlet de “Descobridores de lendas”.

https://padlet.com/jsoaresmac81/reljsuyi5zyhojer

Esse trabalho se realizou de forma interdisciplinar, nos componentes curriculares de História no seu patrimônio histórico cultural imaterial, na Geografia com os mapas do Brasil, com as regiões, o Paraná e a cidade de Castro. Na parte de Língua Portuguesa destacamos vocabulário, a escrita e a leitura. Em Arte, os alunos puderam utilizar linhas, cores e formas, percebendo esses elementos no desenho. Fundamenta-se aqui uma pesquisa baseada nas teorias de Piaget e Wallon que destacam a construção efetiva da aprendizagem através da manipulação do conhecimento e da afetividade.

A atividade ficou ainda mais divertida quando pudemos compartilhar nos grupos de pais, professores e funcionários da escola e permitimos que votassem nas que mais gostaram. Para concluir, construímos atividades no Wordwall para que verificassem seus conhecimentos adquiridos.

https://wordwall.net/pt/resource/22069333

https://wordwall.net/pt/resource/22069021

https://wordwall.net/pt/resource/22068123

O destaque fica por conta da forma como exploraram essa construção da aprendizagem, pois se sentiram como o Cabral ao descobrir um NOVO MUNDO.

“Cultura não é tudo que aprendemos de diferente, e sim é alargar conhecimento, é respeitar as diferenças.”

― Patricia Schmidt

Ainda destacamos que este trabalho foi motivado por uma homenagem a um grande historiador por vocação de nossa cidade: João Maria Ferraz Diniz que nos deixou um legado de muitas histórias, lendas e mesmo sendo veterinário por profissão, tornou-se professor por condição do amor e consciência social da nossa terra.

Além das atividades online, também foi construído um cartaz para ser exposto na entrada da escola.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E o outono chegou! Mas o que acontece nessa estação do ano?

Os números no dia a dia com o jornal da manhã

Sistema solar e seus mistérios