Vivendo a Geografia e a Matemática na construção de dados demográficos

AUTORA
Professora Janete Soares Machado, 5º ano A

Dentro da nossa área de estudo da Geografia, estudamos com o 5º ano dados estatísticos do nosso município. Em uma determinada aula em que trabalhávamos a formação do povo brasileiro, número de habitantes, etc. um dos alunos perguntou: “Professora, mas e Castro, quantos habitantes tem?” acompanhado de outro que já indagou em seguida: “E, além dos índios e escravos quem veio viver aqui?”

Após estas indagações solicitei a eles que escolhessem algumas perguntas para “ produzir” um Censo do 5º ano. Construímos o formulário através dos formulários google e encaminhamos no grupo de whatsapp da turma. Após a chegada das respostas de algumas famílias que conseguiram acesso, realizamos uma comparação de resultados, construindo também uma relação com os tipos de pesquisa que são realizados no Censo, como condições econômicas, estatísticas do município, destacando formação do conhecimento através de pesquisa no site do IBGE. A base dos objetivos foram atingidos através da pesquisa, em diferentes fontes, a história da comunidade. Entenderam como se produz determinado registro histórico e

geográfico. Trabalhamos dentro dos conceitos pesquisados a formação do povo brasileiro, paranaense e castrense. O instigar a pesquisa foi o melhor resultado da proposta, pois os conteúdos permitiram o reconhecimento do pertencer a um grupo social dentro de uma etnia.

Na Matemática exploramos os gráficos do livro didático e depois registramos no caderno as atividades anteriores da pesquisa e do censo criado por eles.

Os alunos se envolveram em pesquisa utilizando os tablets em sala de aula, observando todos os dados da cidade de Castro, onde compreenderam seu pertencimento. Interdisciplinarmente pudemos incorporar as disciplinas de Geografia, Matemática, Língua Portuguesa e História.

Todo o trabalho foi realizado com o desafio proposto do ensino remoto também. A perspectiva de inserir esses conceitos em alunos que pertencem ao interior do município foi desafiadora e gratificante destacando o interesse deles.

Este é o meu relato do uso de tecnologias disponíveis e possíveis de usar na sala de aula.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema solar e seus mistérios

E o outono chegou! Mas o que acontece nessa estação do ano?

Turma do 5°ano da Escola Municipal da Vila do Rosário de Castro conhece a Mata atlântica preservada de Piraí do Sul